Software de animação criado em Florianópolis será usado na Copa do Mundo 2014
Software desenvolvido em Florianópolis será usado por uma operadora de telefonia para que o público interaja em tempo real com a marca durante a Copa do Mundo 2014. A ferramenta criou o personagem Beto, um “comentarista da galera”, que irá falar com bom humor sobre cada lance nos jogos da seleção brasileira instantaneamente. O programa foi desenvolvido pela AnimaKing, empresa incubada no Sapiens Parque, um dos maiores parques tecnológicos e de inovação do país, implantado pelo Governo de SC, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A iniciativa, inédita no Brasil e até mundialmente, foi originalmente criada para produção de animação para séries de televisão, mas por sugestão da agência Wunderman, de São Paulo, houve uma customização da ferramenta. A mudança permitiu à operadora de telefonia Vivo criar essa personagem virtual. Testado no dia 10 de setembro durante o jogo entre as seleções do Brasil e Portugal, o torcedor interativo foi aprovado e será utilizado na Copa do Mundo de 2014.
De acordo com Paolo Conti, diretor da Animaking, o software se trata de um conjunto de ferramentas de animação em tempo real que cobrem uma série de movimentos e expressões do personagem. “O animador usa esses controles para dar vida ao personagem, controlando seus movimentos, expressões, fala, corte de câmeras, mudança de cenário e sound desingn” explica. Dessa forma, segundo ele, o tempo gasto entre a gravação de uma locução (comentário do jogo), animação do personagem e publicação do arquivo de vídeo na internet não ultrapassa 10 minutos.
O uso constante da segunda tela (smartphones e tablets) pelas pessoas na frente da TV é um fator que amplia a importância da criação da Animaking. “Enquanto os torcedores estiverem assistindo aos jogos da seleção, eles poderão ver os comentários bem humorados do Beto”, observa Conti.
Confirma os vídeos de promoção da campanha do Comentarista da Galera
http://www.youtube.com/watch?v=Wh8VdEAQ0T8
Sobre o Sapiens Parque
Em uma área de 435 hectares, no norte da Ilha de Santa Catarina, o Sapiens Parque é um parque de inovação concebido para ser referência em inovação, pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. O empreendimento deverá alavancar investimentos na ordem de R$ 2,43 bilhão, incluindo terreno, infraestrutura e prédios, gerando cerca de 27 mil empregos diretos e 33 mil indiretos ao longo dos próximos 10 anos.
Mais informações:
João Paulo Borges
Fone: (48) 3025-6595