Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Consórcio Intermunicipal começa perfuração...

Consórcio Intermunicipal começa perfuração de poços artesianos para ajudar municípios do Oeste durante estiagem

Com os equipamentos cedidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema) deu iníicio à perfuração de poços artesianos na região Oeste. Até o momento, quatro poços foram feitos nos municípios de Guatambu e Caxambu do Sul e os próximos serão União do Oeste, Jardinópolis e Cordilheira Alta.

Os kits para perfurar são do Governo do Estado e estão cedidos para o Cidema, responsável pela perfuração de poços na região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc). A intenção é de que, num primeiro momento, os poços sejam feitos para um sistema coletivo de abastecimento tanto para o consumo humano quanto para os animais.

Segundo o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, a parceria com o Consórcio Intermunicipal agiliza os trabalhos para minimizar os efeitos da estiagem nos municípios catarinenses. “Através do Termo de Cessão e Uso, a Secretaria cede os equipamentos e as prefeituras que fazem parte do Cidema disponibilizam os servidores, a mão de obra e a manutenção”, explica.

Para atender 21 municípios, o Cidema criou o Programa de Perfuração de Poços Artesianos (Propoços) que dará prioridade aos municípios com histórico recente de situações de emergência e/ou calamidade pública em decorrência de estiagem ou secas. O presidente do Cidema, Fabiano da Luz, explica que os poços artesianos possibilitam às administrações públicas uma reserva estratégica de pronto acesso para abastecimento das redes públicas de distribuição de água para consumo humano em períodos de escassez.

Os kits de perfuração são compostos por perfuratrizes, ferramentas auxiliares e caminhões de apoio. O investimento para aquisição dos equipamentos foi do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), com contrapartida do Governo do Estado.

O Cidema reúne os municípios de Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta,Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambú, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.

Informações adicionais:

Marcos A. Bedin
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br