Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Araquari soma esforços da...

Araquari soma esforços da agricultura e da educação para garantir merenda mais saudável

A Epagri realiza evento nessa quinta-feira, 3, que representa a soma de esforços da agricultura e da educação, em busca de um futuro mais saudável para as crianças catarinenses. Trata-se do lançamento do livro “Pratos que valorizam os produtos da agricultura familiar – Experiência de elaboração de receitas para alimentação escolar do município de Araquari”, que acontece às 14h30, no Auditório Marli Maria de Souza, anexo à prefeitura de Araquari.

A obra é resultado de um trabalho desenvolvido desde 2012 por Daniela Guimarães Nunes, extesionista do escritório municipal da Epagri em Araquari. Desde 2009, é obrigatório que 30% dos itens da merenda escolar sejam adquiridos de agricultores familiares da região. Daniela percebeu que, como as merendeiras de Araquari não tinham o hábito de cozinhar ou consumir esses produtos em receitas mais saudáveis, elas não conseguiam prepará-los de modo atrativo para as crianças da rede municipal.

A partir daí, teve início uma parceria com a Secretaria de Educação local para capacitar as merendeiras para o uso dos produtos da agricultura familiar em receitas saudáveis. Mas ainda não era o suficiente. A iniciativa passou então a resgatar as receitas de família dessas merendeiras. Em agosto de 2014, a Epagri realizou uma grande capacitação, que reuniu 32 merendeiras das 24 unidades escolares do município de Araquari. Nessa ocasião, as receitas trazidas pelas merendeiras foram preparadas, testadas e selecionadas para o livro.

O livro reúne 27 receitas, que vão desde sucos especiais, pães, peixe, farofa e esfirra, a doces como o brigadeiro de beterraba. Essas receitas já fazem parte do cardápio dos Centros de Educação Infantil (CEI) e escolas do ensino fundamental de Araquari, que atendem crianças de quatro meses a dez anos.

Paralelamente, foi elaborado com apoio dos agricultores um cardápio que respeita o calendário agrícola sazonal da região. Esse cardápio leva em consideração não somente os produtos disponíveis em cada época, mas também as condições em que são cultivados. “O pimentão por exemplo, não é consumido pelos alunos de Araquari no inverno, porque nessa época ele exige mais agrotóxicos para ser produzido”, explica Daniela.

Os 32 produtos consumidos na merenda da rede municipal de Araquari são produzidos por 15 famílias da região. Segundo a legislação, eles não precisam ser necessariamente orgânicos, mas a Epagri vem trabalhando o manejo mais adequado nas hortas, a fim de reduzir o uso de insumos químicos e ofertar alimentos cada vez mais saudáveis.

Outro feito do projeto foi valorizar o trabalho e o conhecimento tradicional das merendeiras, categoria que sofre com baixa autoestima dentro do universo escolar. O trabalho de capacitação com esse público é contínuo, tendo em vista que há uma constante renovação do quadro funcional.

A Epagri espera que o lançamento do livro sirva não só para divulgar as receitas nas escolas catarinenses, mas também estimular a reprodução da experiência em outras cidades, unindo os interesses da agricultura familiar e dos estudantes, em busca de gerações de catarinenses mais saudáveis e com melhores hábitos alimentares.

Serviço:
O quê: Lançamento do livro “Pratos que valorizam os produtos da agricultura familiar – Experiência de elaboração de receitas para alimentação escolar do município de Araquari”
Quando: dia 3 de dezembro, às 14h30
Onde: No Auditório Marli Maria de Souza, anexo à prefeitura de Araquari
Mais informações com a extensionista Daniela Nunes: (47) 9181-9294 / 3461-1535

Mais informações para a imprensa:
Gisele Dias
Assessoria de imprensa 
Epagri
Fone: (48) 3665-5147 / 99989-2992
E-mail: giseledias@epagri.sc.gov.br
Site: www.epagri.sc.gov.br