Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governo do Estado divulga...

Governo do Estado divulga balanço da Operação Estação Verão 2023/2024: Forças de Segurança

As ações das forças de segurança durante a Estação Verão se mostraram essenciais para a segurança dos catarinenses e para os turistas que visitaram o estado. Com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) realizando a segurança nas praias e costões, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) com as rondas ostensivas, a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) cumprindo os mandados de prisão e realizando prisões em flagrante, e a Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC), realizando os exames periciais e laudos nos crimes. 

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Sargento Lima, comenta em como o trabalho em conjunto das forças de segurança em prol de um estado seguro, ajuda não só os catarinenses, mas também quem visita o estado:

SONORA

O Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Pelozato, diz que a Polícia Militar de Santa Catarina atuou não só nas rondas ostensivas, mas também no atendimento dos catarinenses e dos turistas. Segundo ele, o estado não é o mais seguro do País atoa:

SONORA

Já o delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, comenta que a Polícia Civil de Santa Catarina esteve operante atendendo o cidadão catarinense e os turistas. Foram mandatos cumpridos, boletins de ocorrência realizados, tudo o que a Polícia Civil poderia oferecer, foi realizado. Com certeza a Operação Estação Verão servirá de exemplo para outras operações que o estado venha a fazer:

SONORA

A Polícia Científica de Santa Catarina destaca a sua atuação na Operação Verão nos exames periciais e nas soluções de crimes. Foram recebidas mais de 24 mil solicitações periciais, tendo laudos emitidos em até 4 dias após a solicitação. Também foram enviadas mais de 16 mil solicitações à Medicina Legal e mais de 2 mil à Química Forense.

Também houve o auxílio na proteção de mais de 3 mil mulheres, além de 485 crianças e adolescentes, quando por meio dos laudos comprovou as agressões físicas, psicológicas e abusos sexuais, permitindo que a justiça conferisse proteção contra seus agressores.

E ainda atendendo a população, a PCISC entregou cidadania para mais de 115 mil pessoas através da Carteira de Identidade Nacional (CINs). O número foi 41,5% maior do que na temporada 22-23.

Os dados completos da Operação Estação Verão estão disponíveis no site estado.sc.gov.br/noticias