Jovens agricultores buscam capacitação em liderança, gestão e empreendedorismo
“A agricultura não é só plantar e colher, ela funciona como uma indústria”. É assim que o jovem agricultor de Águas Mornas, André Sebold, define o seu trabalho. E para se especializarem e se tornarem verdadeiros empresários do meio rural, André e mais 19 jovens da Grande Florianópolis procuraram o curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo, oferecido pelo Programa SC Rural. Os novos empreendedores concluíram o curso na última semana com uma cerimônia de formatura.
Com 10 meses de duração, o curso ensina os jovens desde o uso de computadores, passando por noções de agronegócio até o gerenciamento de propriedades. O Programa SC Rural já contabiliza a formação de 939 jovens em no Estado, com idade de 18 a 29 anos, entre os anos de 2012 e 2015. As aulas são ministradas por profissionais da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Epagri, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte.
André fez o curso de Empreendedorismo para aprender novos conceitos sobre a gestão da propriedade e sobre técnicas na agricultura. Segundo ele, quem trabalha no campo deve se especializar para poder fazer escolhas inteligentes dentro da propriedade. “Muita gente acredita que quem mora no interior e trabalha com frutas e verduras não precisa de estudo. Mas no meu ponto de vista é ao contrário: precisa de muito estudo, tem que ter capacidade técnica, financeira e tem que estar muito bem estudado e assessorado”.
Após a formação, os jovens têm a oportunidade de elaborar projetos individuais ou comunitários, levando em conta os aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos envolvidos. As melhores propostas são selecionadas e recebem apoio financeiro do SC Rural. O Governo do Estado garante 80% do valor previsto para os projetos selecionados e o proponente tem um compromisso de aplicar 20% restantes como contrapartida. Os valores máximos de apoio para projetos individuais é R$ 10 mil. No caso de projetos coletivos, o valor máximo é de R$ 15 mil para cada jovem participante do grupo.
Com seu projeto, André pretende construir uma casa de embalagem em sua propriedade para comercializar legumes minimamente processados. “Calculei que, com a casa de embalagem e com a rastreabilidade, vou ter um acréscimo de valor do produto em torno de 30%. “Se o consumidor vir que pode consumir sem problemas porque sabe quem produziu e o que foi usado na produção, ele tem a segurança e ele paga mais por isso”.
O curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo estimula o espírito empreendedor e a sustentabilidade dos jovens, desenvolvem iniciativas que agreguem valor aos produtos catarinenses e inserem os produtores no mundo digital. “O curso traz muito jovens egressos do meio urbano, está trazendo esses jovens de volta para o meio rural por meio de oportunidades”, destaca o jovem empreendedor, André Sebold.
Programa SC Rural
O SC Rural conta com investimentos do Governo do Estado e do Banco Mundial (Bird) para aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense. Sob a coordenação da Secretaria da Agricultura e da Pesca, o Programa abrange atividades em áreas como crédito, logística, transporte, comunicação, capacitação tecnológica e gerencial, gestão ambiental, gestão de qualidade, defesa sanitária e outras, que induzem a criatividade e a inovação para o desenvolvimento de empreendimentos familiares agrícolas, não agrícolas, agroindustriais ou de serviços.
Informações adicionais para a imprensa:
Romeu Scirea
Assessoria de Imprensa
Programa SC Rural
romeu@microbacias.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4307
www.scrural.sc.gov.br
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br