Secretário da Agricultura conhece os novos projetos da Embrapa
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aproveitou o espaço da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer 2015) para apresentar as novidades deste ano. Entre os lançamentos estão versões gratuitas de softwares, aplicativos, publicação para a agricultura de base familiar, o abatedouro móvel para suínos e um método integrado para recuperação e melhoramento de pastagens. O secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, participou do evento nesta quinta-feira, 3, e pôde conferir os produtos e serviços apresentados pela Embrapa.
A Embrapa Suínos e Aves, localizada em Concórdia, apresentou o abatedouro móvel para suínos. Desenvolvido em 2014 numa parceria entre Embrapa, Engmaq Máquinas e Equipamentos (Peritiba-SC) e a Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o abatedouro é construído na carroceria de um semirreboque e pode ser transportado para um local fixo para o abate de animais. A estrutura conta ainda com os equipamentos necessários para refrigeração e miniprocessamento de carcaças, tratamento dos efluentes, bem-estar e segurança dos trabalhadores. A capacidade de abate e refrigeração é de até 80 suínos por dia.
Para o setor florestal, a Embrapa Florestas (Colombo, PR) lançou os softwares Família SIS, que atendem plantios de eucalipto, pínus, teca, bracatinga e araucária. O aplicativo funciona como um simulador para manejo florestal e possibilita a definição do tipo de desbaste mais adequado para os plantios florestais, a época e intensidade ideais para a realização desta ação e a idade ideal para o corte final.
Os produtores rurais que desejam adotar um manejo adequado às pastagens e resolver o problema das áreas degradadas destinadas a pecuária contam agora com o Método Integrado para Recuperação e Melhoramento de Pastagens. Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), o método é baseado no ajuste de oferta do pasto, na correção e manutenção da fertilidade do solo, no controle de plantas indesejáveis e na introdução de espécies forrageiras por semeadura direta.
A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) apresentou duas tecnologias na Expointer 2015: o Sistema Biobed Brasil e o GestFrut. No primeiro caso, trata-se de um sistema para disposição final de efluentes contaminados com agrotóxicos originados na produção de frutas de clima temperado. Um protótipo da tecnologia estará instalado na Casa da Tecnologia. Já o aplicativo GestFrut serve para fazer avaliações econômico-financeiras da produção de 11 espécies frutíferas – entre elas ameixa, amora preta, caqui, framboesa, kiwi, maçã, mirtilo, morango, pêssego e uva.
A Embrapa lançou ainda as publicações “Propagação e nutrição de erva-mate” e “Pinhão na culinária” e vídeos técnicos e animações sobre o universo florestal com os mais variados temas.
Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br