Curitibanos aumenta a captação diária em 750 mil litros de água com novos poços
Diversificar as áreas de captação de água é uma das principais maneiras de evitar o desabastecimento nos períodos de alta demanda. Por isso, a agência da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) de Curitibanos fez em março a perfuração de dois poços na cidade. Juntos, os novos poços produzem cerca de 750 mil litros de água por dia, com a possibilidade de chegar até 1 milhão diários até o fim do ano.
“Antes, a nossa água tratada vinha apenas da captação do Rio Marombas”, explica o chefe de agência José Heitor Maciel. “Com os dois poços, já temos um aumento de cerca de 9% na água captada, que pode ser aumentado até o fim do ano com novas perfurações”. Os poços foram instalados ao lado de estruturas da Companhia, em áreas próximas ao reservatório de concreto R2 e à Estação de Tratamento de Água.
Outra melhoria que a CASAN executou no setor de água foi a instalação de um novo reservatório, feito de aço vitrificado. Com capacidade para 450 mil litros, a estrutura vai abastecer 3,5 mil moradores no bairro Getúlio Vargas. A região vai também receber novas redes de distribuição de água com maior vazão nos próximos meses. O objetivo é que a água reservada também chegue aos bairros Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus, Água Santa e São José.
Fotos: Acervo CASAN