Epagri e Emater/RS estabelecem cooperação para desenvolvimento do queijo serrano artesanal
O presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, e o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, assinaram acordo de cooperação técnico-científica para desenvolvimento de pesquisas que vão subsidiar o processo de delimitação da Indicação Geográfica (IG) do queijo serrano artesanal. O documento foi assinado no dia 2 de setembro, durante a 38° Expointer, que acontece em Esteio, Rio Grande do Sul.
O trabalho da Epagri será executado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Epagri/Ciram). Técnicos vão a campo, na região produtora, que inclui a Serra catarinense e os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, para levantamento das características de clima, solo e paisagem. Com base nesse levantamento, será delimitada a área produtora do queijo serrano nos dois Estados, com fins de obtenção da IG.
O queijo serrano faz parte da tradição, da alimentação e da renda das famílias da Serra catarinense e dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul há mais de dois séculos. Segundo dados da Epagri, existem em Santa Catarina aproximadamente 2 mil produtores que comercializam 1,6 mil toneladas de queijo serrano por ano, somando um faturamento bruto de cerca de R$ 21 milhões.
Mesmo representando uma fatia considerável da renda das famílias, o queijo é produzido informalmente na maior parte dos casos. Isto ocorre porque o produto é feito a partir de leite cru e com maturação de menos de 60 dias, ficando à margem da legislação. A produção artesanal, até o momento, está submetida às mesmas exigências da fabricação industrial de grande porte, o que torna difícil a adequação de pequenos estabelecimentos. Nos últimos anos, porém, um novo capítulo está sendo escrito.
Já em 2009 foi firmado convênio entre Epagri e Emater/RS, juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Daí nasceu o Projeto Queijo Artesanal Serrano que visa legalizar, caracterizar, diferenciar e certificar a produção. O projeto é formado por uma rede de parcerias formadas por entidades do terceiro setor, poder público, sociedade civil e produtores.
Mais informações:
Edson Silva
Gerente da Epagri/Ciram
(48) 3665-5006
Gisele Dias
Jornalista Epagri
(48) 3665-5147 / 9989-2992