Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Pesquisador da Epagri ganha...

Pesquisador da Epagri ganha menção honrosa no Prêmio Capes

Edivânio Rodrigues de Araújo, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Ituporanga (EEI), recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de ciências agrárias. A Capes é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e premia anualmente uma tese em cada área, além conceder menção honrosa a mais um ou dois trabalhos. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 31 de agosto.

Anualmente os programas de pós-graduação espalhados pelo país escolhem as melhores teses para concorrer ao Prêmio Capes. A de Edivânio foi selecionada pelo Programa de Pós-Graduação de Fitopatologia da Universidade de Brasília (UNB). Ele concorreu com pelo menos uma centena de outras teses.

Foto: Arquivo Pessoal

“A área de ciências agrárias é a que tem mais cursos de doutorado no Brasil – 142 –, então é a mais concorrida”, explica o pesquisador. Edivânio foi premiado com a tese “Diagnose molecular e estudos epidemiológicos da mancha-bacteriana do tomateiro”, defendida no ano de 2014, sob a orientação de Marisa Álvares da Silva Velloso Ferreira. “É um reconhecimento do meu trabalho, significa que ele tem alto valor científico”, relata o pesquisador a respeito da premiação.

Em seu trabalho Edivânio identificou, por análise de DNA, as quatro espécies de bactérias que causam a macha do tomateiro. “Agora fica mais fácil classificar essas espécies. Cada espécie tem características específicas de adaptabilidade e a identificação é importante para saber que tipo de manejo aplicar”, explica.

Edivânio ingressou na Epagri em abril de 2014, um mês após ter defendido sua tese na UNB, onde também cursou graduação e mestrado. A Empresa catarinense é sua primeira empregadora e ele já está usando os conhecimentos adquiridos na carreira acadêmica em benefício da agricultura catarinense.

Por sua solicitação já estão chegando à EEI equipamentos e reagentes para extrair, ampliar e visualizar DNA. “Essa parte de biologia molecular é importante”, esclarece o pesquisador, acrescentando que seus conhecimentos acadêmicos podem ser aplicados para vários tipos de hortaliças. Ele também já aprovou junto ao SC Rural o projeto “Produção sustentável de cebola: resistência de cultivares a doenças e praga e controle com substâncias de menor impacto”, que está sendo desenvolvido sob sua coordenação. Ainda atua como colaborador em outros três projetos de pesquisa e finaliza publicação científica a ser editada em 2016.

Edivânio saiu de Brasília, onde sempre morou, direto para o interior catarinense após ser aprovado no concurso da Epagri. Não se arrepende, apesar da grande distância e da diferença de clima. Ele se diz satisfeito com a receptividade dos catarinenses, com o convívio com o colegas se com as condições de trabalho que e encontro na Epagri. “Quando cheguei aqui encontrei um laboratório novo e uma equipe de trabalho muito bacana”, resume. 

Mais informações para a imprensa:
Gisele Dias
Assessoria de imprensa 
Epagri
Fone: (48) 3665-5147 / 99989-2992
E-mail: giseledias@epagri.sc.gov.br
Site: www.epagri.sc.gov.br