Fazenda destaca importância da qualidade do ensino para a competitividade do Estado em sessão no CEE
As principais entregas do Governo do Estado e a importância da qualidade do ensino na gestão do governador Jorginho Mello estiveram em pauta durante a sessão plenária do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC) nesta segunda-feira, 25.
O secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert participou da agenda e proferiu a palestra “Equilíbrio, Transparência e Visão de Futuro em SC” para 23 conselheiros, entre titulares e suplentes.
O panorama das contas públicas na última década e os dados que mostram a reorganização das finanças a partir de 2023 foram compartilhados com o grupo — houve cerca de R$ 1 bilhão em economia aos cofres públicos catarinenses.
Para o secretário, o uso de tecnologia, associado à mão de obra qualificada e à capacitação profissional são frentes estratégicas para Santa Catarina ser um Estado ainda mais competitivo, o que só é possível com uma educação forte, um grande desafio do setor:
Ainda na palestra, Cleverson ressaltou que o governador Jorginho Mello não está preocupado apenas com o hoje. Ele pensa o Estado para os próximos 20 anos, com uma visão de estadista e a certeza de que é preciso pensar diferente, fazer diferente para se alcançar resultados diferentes.
Entre outros exemplos, o secretário lembrou do alcance do programa Universidade Gratuita, lançado com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior em SC.
Ao fim da sessão, Siewert recebeu um certificado em reconhecimento à sua participação nos trabalhos do dia.
Também participaram da sessão como conselheiros do CEE a secretária-adjunta Patrícia Lueders (Educação), o presidente Moisés Diersmann (Ciasc), a presidente Luciane Ceretta (Acafe) e a ex-secretária Simone Schramm, que atualmente é vice-presidente do Conselho Estadual de Educação.