Ministra da Agricultura destaca a excelência sanitária animal e vegetal de Santa Catarina
“Não há lugar no mundo onde não se fale de Santa Catarina”. Foi assim que a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, se referiu à defesa sanitária animal e vegetal do estado durante o evento SC Acelerando a Economia – Edição Portos.
As declarações, feitas nesta terça-feira, 4, comprovam que o status sanitário diferenciado da agropecuária catarinense é um fator fundamental na conquista de novos mercados. A ministra contou que, nos últimos meses, rodou o mundo em busca de novos mercados para os produtos agrícolas e pecuários do Brasil e, em todos os lugares, Santa Catarina é referência em qualidade e seriedade. “Vocês estão colhendo os frutos de um trabalho sério na defesa sanitária animal e vegetal do estado”.
Foto: Julio Cavalheiro/Secom
Kátia Abreu também fez questão de destacar o papel da Secretaria da Agricultura e da Pesca e da superintendência estadual do Mapa na conquista dos certificados de livre de peste suína clássica e de livre de febre aftosa sem vacinação concedidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, acredita que a defesa agropecuária de Santa Catarina se tornou um exemplo graças a uma parceria sólida entre a Cidasc, Ministério da Agricultura, iniciativa privada e o setor produtivo. “Nós mantemos um controle rigoroso das doenças animais através da Cidasc e do Icasa (Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária), contando sempre com o apoio dos criadores e entidades ligadas ao setor. O nosso status sanitário é um diferencial que garante mais segurança ao consumidor e também abre mais mercados para os produtos de Santa Catarina, é uma conquista de todos os catarinenses”, afirmou.
Hoje a Cidasc, empresa vinculada a Secretaria da Agricultura, mantém 63 barreiras sanitárias permanentes nas divisas com os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul e também com a Argentina, para impedir o ingresso de animais e produtos de origem animal que possam contaminar o rebanho catarinense.
Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br