Dia Mundial de Combate à Tuberculose: diagnóstico precoce e tratamento adequado são fundamentais para a cura da doença
O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data importante para alertar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para a cura da doença, já que a tuberculose (TB) ainda é um grave problema de saúde pública e uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo.
Em Santa Catarina, no ano 2023, foram notificados 2.226 casos novos de tuberculose, o que revela uma incidência de 29 casos por 100 mil habitantes, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O estado atualmente tem uma das menores taxas de óbito do país (1,08 óbitos por 100 mil habitantes). Neste mesmo ano, 80% do total dos casos notificados realizaram teste para HIV e 13,2% são coinfectados TB/HIV.
As faixas etárias mais expostas são entre as idades de 20 a 49 anos. O sexo masculino predomina com 67,3% de notificações.
Lígia Castellon Gryninger, médica infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), alerta para sintomas e cuidados após a infecção:
SONORA
Mais informações em estado.sc.gov.br/noticias