Novos extensionistas da Epagri fazem treinamento em Tubarão
A quinta turma de engenheiros agrônomos, que irão atuar como os novos extensionistas rurais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), está em treinamento desde 13 de outubro. Os profissionais, contratados após concurso público, estão em pré-serviço, um período de capacitação inicial e integração, e visitam os Centros de Treinamento da Epagri (Cetre) em todo o Estado. Os agrônomos estão em Tubarão e receberão a visita do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, nesta quinta-feira 6.
Durante o pré-serviço, os futuros extensionistas rurais passam pelo Centro de Treinamento de Florianópolis (Cetre), onde conheceram a estrutura e a forma de gestão técnica da Epagri, o Centro de Treinamento de Tubarão (Cetuba), para abordar a metodologia e a realização de reunião prática com demonstração de método, continuando por mais três semanas no Cetrecampos, em Campos Novos, para tratar de tecnologias ambientais, pecuária e gestão de negócios e mercado.
De Campos Novos o grupo volta para o Cetre, por mais três semanas, quando o foco será planejamento do trabalho de assistência técnica e extensão rural, conhecimento dos sistemas informatizados para planejamento, relatórios, planejamento e relato de eventos, crédito rural e políticas públicas.
Na sequência, os engenheiros agrônomos passarão uma semana em Videira para aprofundar conhecimentos em fruticultura de clima temperado, uma semana no Cetrei, em Itajaí, atualizando-se em olericultura e fruticultura de clima tropical e a semana final no Cetre novamente, quando serão tratados a antropologia voltada para Santa Catarina e comunicação em extensão rural. Nesta etapa escolherão os municípios em que irão iniciar suas atividades profissionais na Epagri.
“Essas orientações são fundamentais para que os recém-admitidos possam dar continuidade ao trabalho de extensão rural nas comunidades rurais dos municípios”, afirma o coordenador de pré-serviço Itamar Gislon, da gerência de extensão rural e pesqueira da Epagri.
No final de janeiro de 2015 os profissionais vão se apresentar nas Gerências Regionais onde realizarão a fase do dia-a-dia de escritório, conhecendo e vivenciando a rotina, antes de seguir para os locais em que serão lotados definitivamente para desenvolver o trabalho. São 20 profissionais da agronomia que seguirão para as regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte, e Litoral Sul de Santa Catarina.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br