Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Agricultores comemoram o Dia...

Agricultores comemoram o Dia do Produtor de Tabaco, em Canoinhas

Cerca de 800 fumicultores estiveram reunidos nesta terça, 28, no Centro de Eventos A Firma, em Canoinhas, para comemorar o Dia do Produtor de Tabaco. As comemorações iniciaram às 10h e tiveram a participação do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, e do presidente da Cidasc e vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri. O Dia do Produtor de Tabaco foi decretado em Santa Catarina pela Lei 16.114, de 11/09/2013.

Santa Catarina é o segundo maior produtor nacional de tabaco, envolvendo 50 mil famílias que se dedicam a produção de fumo. Segundo o secretário da Agricultura, Airton Spies, a produção de tabaco é uma atividade de importância econômica relevante na economia agropecuária, já que é um produto de grande peso na pauta de exportações. “A fumicultura é uma atividade que gera muita renda em pequenas áreas, ou seja, tem grande densidade econômica, portanto é adequada para manter a renda dos agricultores familiares”.

O secretário ressaltou ainda o papel da produção de tabaco para a diversificação das culturas nas propriedades rurais, principalmente associada aos cultivos de milho, feijão ou pastagens. “Nas propriedades rurais, o tabaco é utilizado em combinação com outras culturas numa diversificação que permite ao agricultor utilizar o solo duas vezes ao ano, com isso, o agricultor consegue aumentar sua renda e sua qualidade de vida, mesmo tendo uma pequena propriedade”, afirmou.

Para o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, o produtor deve se orgulhar de fazer parte de uma cadeia produtiva tão importante quanto o tabaco. “Geramos tantos empregos no campo e nas cidades, somos um potencial de desenvolvimento nos municípios, pois a produção do campo alimenta outras oportunidades nas cidades, especialmente na geração de renda e empregos. Temos muitos motivos para nos orgulharmos desta atividade, instituída legalmente no Brasil”, afirmou.

Segundo dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa/Epagri), o Brasil é o segundo maior produtor de tabaco do mundo e Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são responsáveis por 98% de toda essa produção. Um diferencial da região Sul é o regime de integração dos produtores com as indústrias, o que permite que o plantio aconteça de acordo com as necessidades internas e de exportação do produto. Santa Catarina é o segundo maior produtor nacional de tabaco, respondendo por 33% de tudo o que é produzido no Brasil. Com uma safra de aproximadamente 246 mil toneladas em 2013, a fumicultura envolve aproximadamente 50 mil famílias no estado.

O Dia do Produtor de Tabaco foi organizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc) e Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), com o apoio da Prefeitura de Canoinhas.www.agricultura.sc.gov.br.

Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br