Programa SC Rural forma alunos no curso de gestão, liderança e empreendedorismo na Serra Catarinense
Vinte jovens rurais da Serra Catarinense se formaram nesta quinta-feira, 23, no curso de Gestão, Liderança e Empreendedorismo, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) das regiões de Lages e São Joaquim, com foco na pecuária leiteira. O evento foi realizado em São Joaquim, com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, e da secretária de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani.
O curso foi voltado para a pecuária de leite e capacitou jovens de 10 municípios da região serrana. A capacitação é uma das ações do Programa SC Rural e é voltada para a gestão da propriedade rural. Durante oito encontros, os jovens tiveram acesso a conteúdos técnicos da pecuária de leite com base na sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Segundo o secretário da Agricultura, Airton Spies, a iniciativa do Programa SC Rural de investir na formação dos futuros empreendedores e sucessores das propriedades rurais contribui para manter o interesse dos jovens a permanecerem no meio rural. “Eles estão recebendo uma formação estruturada para aprender a gestão de uma propriedade rural, as tecnologias que são uteis nas áreas de seu interesse e recebem também orientação e incentivo para investir em suas propriedades. Ao fazer isso, o Programa SC Rural contribui para consolidar a continuidade das propriedades rurais, principalmente por meio da produtividade que leva a maior renda e maior qualidade de vida”.
O secretário acredita ainda que o curso é uma forma de mostrar aos jovens que o meio rural oferece oportunidades para se viver com qualidade de vida, dignidade e autoestima elevada. “Eles serão os líderes do meio rural no futuro, os protagonistas na adoção de tecnologia e, certamente, irão inspirar outras pessoas de suas comunidades a fazerem da agropecuária um setor de profissionalismo, competência, que aplica os modernos meios de gestão e de produção”, afirmou.
Esta foi a segunda turma da Serra Catarinense a se formar no curso de Gestão, Liderança e Empreendedorismo. Em setembro de 2013, a capacitação foi voltada para a fruticultura de clima temperado, em especial a cultura da maçã. Desta vez, os jovens aprenderam conteúdos relacionados à pecuária leiteira, já que a produção de leite é a atividade agrícola que mais cresce em Santa Catarina.
O secretário Airton Spies explicou que a região serrana tem um grande potencial para a atividade, já que tem tradição em pecuária e possibilidade de produzir pastagens de qualidade.
Os instrutores do curso foram os técnicos da própria Epagri, além de técnicos das instituições parceiras como Fatma, Polícia Militar (Proerd), Secretaria de Turismo (SOL) e Programa de Inclusão Digital Beija Flor da Secretaria de Agricultura.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br