Santa Catarina participará de programa para modernização da vitivinicultura
Para melhorar o padrão de qualidade da uva e as tecnologias utilizadas na produção de sucos e vinhos em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca se une ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na execução do Programa de Modernização da Vitivinicultura (Modervitis). O Programa é destinado aos três estados do Sul e foi apresentado aos agricultores catarinenses, nesta sexta-feira , 17, em Videira, durante o Workshop de Articulação Setorial do Modervits.
Em Santa Catarina, os municípios que se enquadram no projeto são Pinheiro Preto, Videira, Iomerê e Rio das Antas. Entre os objetivos do Modervits está incentivar o associativismo entre viticultores e vinícolas; disponibilizar linhas de crédito adequadas à realidade dos viticultores e vinícolas; oferecer serviços de assistência técnica e de assessoria enológica; além de estruturar um programa de treinamento e habilitação profissional aos envolvidos nos diferentes elos da cadeia produtiva.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, o Modervits trará importantes avanços para melhoria na produção de uvas e também na qualidade dos vinhos e sucos produzidos em Santa Catarina. “O Programa incentiva os produtores rurais a aplicarem tecnologias que permitem aumentar a produtividade e também a rentabilidade das famílias e vinícolas envolvidas na produção de vinhos e sucos”.
O Modervits foi criado para combater a defasagem tecnológica na produção da uva, em especial para a produção de vinho de mesa e suco, assim como no processamento por parte de empresas vinícolas instaladas nos polos mais antigos e tradicionais de vitivinicultura da região Sul. A meta do Programa é atender 1.250 pequenos vinicultores do Sul, visando também a permanência dos jovens no meio rural.
Durante o Workshop, agricultores, representantes de cooperativas e das indústrias puderam conhecer o Programa de Modernização da Vitivinicultura e o papel das entidades envolvidas na operacionalização do Modervitis. O evento reuniu representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES); Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
SC é o quinto maior produtor nacional de uva, com uma produção de aproximadamente 53 mil toneladas em 2013. A maior parte da área plantada concentra-se no Alto Vale do Rio do Peixe, com destaque para os municípios de Videira e Tangará, mas a maior produção de vinhos está no município de Pinheiro Preto. A produção se concentra em vinhos comuns, porém de 2009 a 2013 houve um crescimento de 57% na produção de vinhos finos, principalmente nas regiões de altitude. No mesmo período a produção estadual de suco de uva também aumentou 89%.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417 -(48) 3664-4418 / (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br