Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. 1º Prêmio Agricultura Familiar...

1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo da ONU/FAO é lançado em Santa Catarina

A Unidade de Coordenação de Projetos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO) lançou, nesta quinta-feira, 2, o 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo. Este ano foi eleito pela ONU como o Ano Internacional da Agricultura Familiar e o Prêmio pretende incentivar e divulgar a colaboração do setor no desenvolvimento econômico e social da região Sul. O lançamento foi realizado  na sede da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, em Florianópolis, e contou com a presença do secretário Airton Spies e do oficial da ONU/FAO para a região Sul do Brasil, Carlos Biasi.

O Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo irá distribuir R$ 54 mil em prêmios para as melhores reportagens sobre agricultura familiar publicadas em veículos de comunicação dos três estados do Sul – mídia impressa, digital e radiofônica. O regulamento do prêmio e as inscrições estão disponíveis no site www.premioagriculturafamiliar.jor.br.

Podem concorrer jornalistas com matérias publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2014. Os trabalhos vencedores são escolhidos por uma comissão julgadora composta por jornalistas, técnicos e dirigentes indicados pela FAO. A premiação será em março de 2015, durante cerimônia em Curitiba (PR). Segundo oficial da ONU/FAO, a intenção é estender o prêmio para toda América Latina.

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Augusto Schröder, diz que a iniciativa é uma prova de que o mundo começa a compreender a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades.

O Estado conta com 195 mil propriedades rurais economicamente ativas, destas 90% têm menos de 50 hectares, ou seja, são consideradas de agricultura familiar. “Para Santa Catarina o tema é extremamente relevante porque somos o estado da agricultura familiar por excelência”, afirmou o secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

O secretário acredita ainda que o prêmio prestará um grande serviço para o fortalecimento do setor.. “Um dos grandes desafios que temos pela frente é manter a atratividade do campo para que os jovens não abandonem as propriedades rurais.”

O ano de 2014 foi eleito pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (ONU) como o ano internacional da agricultura familiar, já que em muitas regiões, os pequenos agricultores serão os principais produtores de alimentos. Segundo a própria ONU, o ano internacional será uma oportunidade de realçar o papel estratégico desse setor no desenvolvimento agrícola e rural.  No Brasil são 5,4 milhões de propriedades rurais, sendo que 4,3 milhões são classificados como familiar. São esses pequenos agricultores que respondem pela produção de aproximadamente 70% dos alimentos da cesta básica brasileira.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br