Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Secretário da Agricultura fala...

Secretário da Agricultura fala sobre as perspectivas e desafios da agricultura familiar, em Itajaí

Mais de 200 agricultores estiveram na Estação Experimental da Epagri de Itajaí nesta segunda-feira, 21, para a Abertura da Semana Municipal da Agricultura Familiar. Durante a manhã, os presentes assistiram a uma palestra do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, sobre as perspectivas e desafios da agricultura familiar.

O secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de Itajaí, Artur de Jesus, destacou a importância da agricultura para a economia do município e o engajamento da Epagri e dos agricultores para o fortalecimento do setor. O secretário lembrou ainda que 2014 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o ano internacional da agricultura familiar.

Em sua palestra, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, falou sobre as características, oportunidades e desafios da agricultura catarinense. Mesmo com 1,2% do território nacional, Santa Catarina é a sexta maior economia do país sendo o maior produtor de suínos, maçã, ostras, mexilhões e cebola. “Hoje temos 195 mil propriedades rurais e 90% delas têm menos de 50 hectares, ou seja, nosso agronegócio é formado principalmente pela agricultura familiar”, destacou.

Hoje o Estado conta com 84% da população vivendo em áreas urbanas e apenas 16% no meio rural, o que significa menos produtores de alimentos e mais consumidores. “Precisamos investir em atividades de alta densidade econômica, em produtos de qualidade, com custos competitivos, uma logística eficiente da cadeia produtiva e em conformidade com exigências legais”, ressaltou Spies.

O secretário falou ainda sobre a importância da diversificação da produção para diminuir os riscos com problemas climáticos, de mercado ou de sanidade. “Devemos aproveitar da melhor forma possível a combinação de atividades para gerar o máximo de resultado”.

Por fim, o secretário Airton Spies explicou o funcionamento e a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR é um ato obrigatório que deve ser feito por proprietários ou possuidores de imóveis rurais no prazo de um ano, a partir de 5 de maio de 2014. Para auxiliar os proprietários ou possuidores de imóveis rurais a preencherem o Cadastro e enviarem via Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), o Governo do Estado, por meio das Secretarias da Casa Civil, Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Agricultura e Pesca, além da Fatma e Epagri, está apoiando o treinamento de 1.440 técnicos que prestarão ajuda gratuitamente. Lembrando que se o produtor desejar pode preencher o Cadastro por conta própria ou contratar um técnico particular para auxiliá-lo.

Os proprietários ou possuidores de imóveis rurais que necessitarem de auxilio para elaborar o Cadastro poderão procurar as cooperativas, agroindústrias integradoras, Secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente.“Nós queremos que o produtor rural encontre múltiplas portas nas quais encontrará ajuda para elaborar o CAR. Queremos transformar o Cadastro em uma agenda positiva, conscientizando os proprietários e possuidores de imóveis rurais de que o documento trará tranquilidade e segurança jurídica, já que irá regularizar a área ambientalmente.”, ressalta Spies.

A Semana Municipal da Agricultura Familiar contará também com a 32ª Festa Nacional do Colono, que acontece de 24 a 27 de julho no Parque do Agricultor Gilmar Graf. Além de shows nacionais, a Festa trará também competições esportivas, torneio de gado leiteiro, concurso de pratos típicos, encontro das famílias agricultoras, baile da terceira idade, exposição tecnológica, feira de artesanato e exposição de cultura colonial.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3239-4039 – (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br