Dia Internacional da Mulher: Ações com as mulheres na Epagri são coordenadas pelo Programa Capital Humano e Social
O trabalho com as mulheres dos meios rural e pesqueiro é histórico nas ações integradas entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
A Empresa atua na capacitação e no acompanhamento desse público, buscando qualificá-lo para a inserção no mercado.
Apenas em 2023, cerca de 50 mil mulheres foram atendidas pela Epagri em todas as regiões catarinenses com cursos, palestras, atendimentos na propriedade.
Esses cursos são técnicos e profissionalizam as mulheres para atuar e ter sucesso em qualquer cadeia produtiva.
Em 2019 foi criado, também, o curso Ação “Flor-e-Ser”, que vem qualificando agricultoras e pescadoras para serem protagonistas do próprio negócio e a ocuparem espaços estratégicos em seus setores.
Essa ação também objetiva diminuir as desigualdades e fortalecer o protagonismo feminino promovendo a inclusão socioeconômica deste público.
Aliando formação continuada e extensão rural de qualidade, a Epagri contribui para tornar os projetos realidade, viabilizando o acesso a recursos dos governos federal e estadual, o que impacta diretamente no fortalecimento da agricultura e da pesca catarinenses.
Em 2023, 975 mulheres do campo e do mar acessaram políticas púbicas por meio de projetos de créditos elaborados pela Epagri, somando R$39,6 milhões.
A coordenadora do Programa Capital Humano e Social da Epagri, Suselei Brunato Weber, comenta sobre as ações e projetos para promover oportunidades de aprendizado, renda e negócios para as mulheres:
SONORA