Governo vai promover seminário com agricultores familiares para divulgar programas voltados ao segmento
O secretário da Agricultura, Airton Spies, recebeu os representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul) nesta quarta-feira, 9. Os sindicalistas apresentaram uma pauta de reivindicações da agricultura familiar catarinense. Como a maior parte das reivindicações já é atendida pelo governo, o secretário Spies decidiu promover um seminário para informar os agricultores sobre os programas estaduais de fomento à agricultura familiar. Além de apresentar as regras para o acesso aos projetos.
Foto: Ney Bueno/Agricultura
Um exemplo apresentado foi o Programa Terra Boa, edição 2014. O programa subsidia a compra de sementes de milho, calcário e kits forrageiras. Neste ano, serão investidos R$ 45 milhões para subsidiar 300 mil toneladas de calcário, 220 mil sacas de sementes milho e 3,5 mil kits de insumos para plantio de forrageiras para gado de corte e leiteiro.
Spies lembrou ainda que o Governo do Estado criou em 2004 o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa), tendo como fonte de receita a taxa de vigilância sanitária animal. Com o Fundesa é garantida a indenização aos criadores, possibilitando desta forma a aquisição de animais sadios para continuidade da produção de carne e leite, além de evitar a transmissão de enfermidades para outros animais, para as famílias rurais que trabalham diretamente na atividade, assim como para a população consumidora dos alimentos de origem animal.
Para treinamento de jovens, o secretário explicou que o programa SC Rural oferece cursos em dez etapas nos centros de treinamento da Epagri para os quais a Fetraf-Sul poderá indicar um número de jovens para participar.
Informações adicionais para a imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Telefone: (48) 3239-4039