Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Criadores de cavalos já...

Criadores de cavalos já podem obter a Guia de Trânsito Animal via internet

Nesta quinta-feira, 13, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca lançou a Guia de Trânsito Animal via Internet (e-GTA) para equinos. A ferramenta permitirá que criadores de cavalos obtenham de forma online a autorização para transportar animais. Até então, eles precisavam ir até a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para conseguir o documento. A guia virtual está disponível no site do órgão, juntamente com as guias para bovinos, suínos e ovinos. 

Foto: Cláudia de Conto/SEA

O evento foi na sede do Movimento de Tradições Gaúchas (MTG), em Lages. “A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, e ela permitirá que um processo que exigia deslocamento e enfrentamento de filas seja feita em alguns minutos”, disse o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues. 

Atualmente, Santa Catarina tem 107 mil cavalos cadastrados. Cerca de 30 mil deles estão na região serrana. “O número de rodeios e exposições vem aumentando, e a nova ferramenta irá desburocratizar o cadastro dos animais”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Gabriel Ribeiro.   

O lageano Aldori Gomes foi o primeiro criador de equinos catarinense a utilizar a guia, e com o auxílio de um projetor, demonstrou aos presentes o sistema. O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, falou sobre a funcionalidade da guia virtual, mas ressaltou que os escritórios espalhados pelo Estado estão à disposição para prestar auxílio a quem tiver dificuldades.

O que é a Guia de Trânsito Animal 
A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento oficial utilizado no Brasil para a movimentação de animais vivos (exceto cães e gatos), ovos férteis e outros materiais de multiplicação. A guia on-line para bovinos, suínos e ovinos está disponível no site da Cidasc desde fevereiro do ano passado. Agora, a plataforma para equinos será inserida no portal.  

Na Guia, estão contidas informações sobre a origem e o destino, bem como a finalidade do transporte animal. Cada espécie possui uma norma específica para a emissão da guia de trânsito, que é feita mediante o cumprimento de condições sanitárias. O documento eletrônico possui dados sobre a carga a ser movimentada, tais como espécie, origem, destino, quantidade por sexo e faixa etária, finalidade do trânsito, identificação do emitente e do local de emissão e datas de emissão e validade.

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support