Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Câmara setorial da erva-mate...

Câmara setorial da erva-mate terá sua primeira reunião de 2014 em Palma Sola

A Câmara Setorial da erva-mate no Cederural (Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural), reativada no final do ano passado durante a 19ª Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi 2013), em Chapecó, promove nesta sexta-feira, 21, às 10h, em Palma Sola, durante uma feira agrícola do município, a primeira reunião de 2014, para definir quem será o coordenador e as prioridades do setor para este ano. Meta principal é produzir um inventário de toda cadeia produtiva do setor em Santa Catarina.

O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, lembra que Santa Catarina é o segundo maior estado produtor de erva-mate, com 104 mil toneladas/ano, reunindo em toda sua cadeira produtivo 19 mil produtores, 85 indústrias, oportunizando mais de 176 mil empregos diretos em 140 municípios, mas que estes números precisam ser confirmados para que o setor tenha condições de receber mais apoio dos governos do Estado, Federal e de entidades internacionais.

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

“É nossa responsabilidade fazer com que essa produção crie desenvolvimento para estes municípios produtores e assim para todo o Estado”, destaca. O secretário lembra que a erva-mate é um produto natural de grande potencialidade e que faz bem à saúde, por isso é necessário o estabelecimento de uma política de médio e longo prazo para que o produto seja mais bem explorado.

O secretário executivo do Cederural, Edson Carlos Dequadra, explica que a Câmara Setorial da Erva-mate parou de atuar há sete anos, “mas com o crescimento do setor os produtores rurais e empresários decidiram reativar esse fórum para fortalecer toda cadeia produtiva”. A erva-mate é produzida em três países (Brasil, Argentina e Paraguai), sendo que o Paraná é o produtor nacional com uma produção anual de 152 mil toneladas e é consumida em vários estados brasileiros.

O Cederural é presidido pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e tem em sua composição representantes de entidades públicas e privadas ligadas às áreas agrícola, pecuária e pesqueira de Santa Catarina. O Conselho define as prioridades dos setores e os recursos a serem aplicados nas áreas agrícola, pecuária, florestal e pesqueira e, ainda, os critérios de aplicação das verbas do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR).

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support