Aulas dos cursos técnicos do CaTec começam nesta segunda-feira
As aulas dos cursos técnicos do programa Catarinense Técnico (CaTec) começaram nesta segunda-feira, 4, nas escolas estaduais de Santa Catarina. São 10 cursos técnicos da área de Gestão e Negócios oferecidos em todas as regiões catarinenses para estudantes de 2ª e 3ª série do Ensino Médio.
Para o governador Jorginho Mello, ter uma formação técnica é um diferencial a mais pro estudante, que pode sair do ensino médio já com trabalho. É mais uma oportunidade, assim como o Programa Universidade Gratuita que motiva o jovem e garante oportunidade de emprego, melhoria de vida dele e da família.
Os estudantes matriculados terão alimentação e aqueles com direito ao transporte escolar serão beneficiados. O investimento neste primeiro ano de programa será de R$ 200 milhões. De acordo com um balanço inicial, mais de 23 mil estudantes estão matriculados na Rede Estadual de Ensino em cursos técnicos.
O secretário da Educação, Aristides Cimadon, falou do programa que deve se estender às escolas do sistema “S” e outras instituições que queiram participar:
SONORA
o Governo do Estado espera chegar em 2026 com mais de 100 mil jovens que fazem o Ensino Médio, também fazendo o Ensino Técnico.
Os cursos técnicos têm carga horária mínima de 800 horas e duração de um ano. Cada região, considerando a vocação local e o desenvolvimento econômico regional, definiu os cursos técnicos que iria ofertar.
Os estudantes puderam escolher entre Administração, Logística, Contabilidade, Comércio, Comércio Exterior, Qualidade, Recursos Humanos, Marketing, Vendas e Transações Imobiliárias.
Caso o curso desejado não esteja disponível na própria unidade em que o estudante cursa o Ensino Médio, é possível realizar a matrícula em uma escola próxima que o ofereça.