Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Agropecuária catarinense comemora boa...

Agropecuária catarinense comemora boa produtividade

O ano de 2013 foi bom para a agropecuária catarinense. Conforme o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, as lavouras de grãos como o milho, soja e arroz obtiveram boa produtividade graças ao clima favorável e ao emprego de tecnologia de ponta por parte dos produtores. O trigo voltou a ter rentabilidade com o clima favorável para obtenção de produto de boa qualidade, vendido com preços atraentes. A produção animal, notadamente a suinocultura, teve um ano marcante. A abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense foi uma conquista que deu novo impulso ao setor e que estava sendo buscada desde maio de 2007, quando o Estado recebeu o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Também a produção de leite aumentou mais de 6,3% em relação ao ano anterior, elevando nossa produção para 2,9 bilhões de litros e com isso Santa Catarina já se destaca como o quinto maior produtor do país. A avicultura continuou sua trajetória de modernização para a manutenção de sua competitividade global. Na fruticultura e na olericultura, os agricultores catarinenses tiveram alguns problemas com o frio recorde que tivemos em 2013 e com outras intempéries como granizo localizado e excesso de chuvas, além de preços baixos para alguns produtos, mas no balanço geral, os resultados também foram bons. O mel catarinense voltou a conquistar o título de melhor do mundo, em concurso realizado na Ucrânia, graças aos investimentos do Governo do Estado e dos próprios apicultores.

O programa SC-Rural teve uma participação decisiva na alavancagem da competitividade da agricultura familiar. Foram investidos mais de R$ 500 milhões no conjunto de políticas públicas pelo Governo de Santa Catarina em 2013, sempre com o foco em promover o desenvolvimento de novas oportunidades e proteger os produtores em risco em função de adversidades climáticas.

As perspectivas para 2014 são boas, pois a demanda por alimentos continua forte no Brasil e em todo o mundo e os estoques estão baixos. A busca da competitividade e da sustentabilidade da agropecuária catarinense continuarão sendo a principal diretriz das ações do governo de Santa Catarina.

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support