Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Moçambique quer firmar parceria...

Moçambique quer firmar parceria com a Epagri na área de aquicultura e pesca

Em busca de parcerias para o desenvolvimento da aquicultura e pesca, uma comitiva da República de Moçambique, localizada no sudeste da África, visitou a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca nesta terça-feira, 3. O secretário-adjunto Airton Spies recebeu o secretário permanente do Ministério das Pescas de Moçambique, Hermínio Lima Alberto Tombe; o diretor-geral do Instituto Superior Politécnico de Gaza, Hortêncio Pedro Comissal, e técnicos do país para apresentar as ações da Secretaria da Agricultura e as áreas de atuação das empresas vinculadas Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). 

Foto: Divulgação/SAR

Segundo o representante do Ministério das Pescas de Moçambique, Hermínio Tombe, o país possui 2,7 mil quilômetros de costa marítima e tem grande potencial para desenvolver a aquicultura e pesca. Para isso pretende oficializar parceria com a Epagri em busca de conhecimento e troca de experiência na área de legislação, normatização para concessão de águas em parques aquícolas marinhos e desenvolvimento de tecnologias pelo Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap/Epagri). 

O principal interesse da comitiva é pelo projeto de sinalização e regularização das fazendas de maricultura em Santa Catarina. O estado é o único do Brasil a ter seus parques marinhos ordenados e regularizados. Neste ano, a Secretaria da Agricultura em parceria com o Ministério da Aquicultura e Pesca (MPA) adquiriu 3.296 boias sinalizadoras, estacas de aço e cabos de aço que serão utilizadas para sinalização das áreas. Outros projetos pretendem apoiar a ocupação de forma ordenada desses espaços e contemplar o atendimento das exigências dos órgãos ambientais no que diz respeito à gestão e ao monitoramento desses parques aquícolas, orientando e capacitando os maricultores à prática de produção ambientalmente responsável. 

Na oportunidade, o secretário-adjunto Airton Spies falou sobre os esforços do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Epagri, para desenvolver a aquicultura e pesca. “Santa Catarina é o estado em que a pesca, maricultura e piscicultura são mais desenvolvidas no Brasil. Hoje, 95% dos moluscos produzidos no país são de Santa Catarina. Isso graças ao trabalho integrado do setor público e privado”, ressaltou. Spies afirmou ainda que é do interesse do Governo do Estado compartilhar conhecimentos e experiências com países do continente africano, em especial com países de língua portuguesa. 

Ao final da reunião, os participantes concluíram que a melhor forma de viabilizar a parceria entre Epagri e Moçambique é com a participação do Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Cooperação, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que já possui uma unidade avançada em Moçambique.

A comitiva visitou ainda a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde assinou termo de cooperação técnica, e a Superintendência do Ministério da Aquicultura e Pesca em Santa Catarina. Também fazem parte da comitiva a diretora do Instituto Nacional De Investigação Pesqueira, Paula Santana; o diretor de Serviços Acadêmicos do Instituto Superior Politécnico de Gaza, Lateirio de Souza; o chefe de gabinete do Instituto Superior Politécnico de Gaza, Pedro Zualo; o chefe de Departamento de Recursos Humanos do Ministério Das Pescas, Celso Lopes; o técnico do Ministério das Pescas, Eduardo Sigauque. 

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support