Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Secretaria da Agricultura coordena...

Secretaria da Agricultura coordena missão técnica para Austrália e Nova Zelândia

Com o objetivo de conhecer as tecnologias utilizadas na agropecuária da Nova Zelândia e Austrália, entre os dias 8 e 22 deste mês, o secretário-adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, coordenará a missão técnica internacional organizada pela Secretaria. A comitiva conta com representantes da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Distrito Federal e de Santa Catarina (Sebrae), da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) e do setor privado.

Na Nova Zelândia, a missão visitará o setor agropecuário com foco na pecuária de leite, de corte, ovinocultura, melhoramento genético e produção de pastagens. Também serão conhecidas as produções de hortaliças, vitivinicultura e grãos. A passagem pelo país será complementada com a visita a uma grande exposição-feira agropecuária com modernos equipamentos de agricultura de produção; além de universidades e instituições de pesquisa agropecuária. Os integrantes da comitiva terão ainda uma reunião na Embaixada do Brasil na Nova Zelândia e com executivos do Ministério das Indústrias Primárias.

De acordo com Spies, a Nova Zelândia é o maior exportador mundial de produtos lácteos por ser capaz de produzir produtos de alta qualidade a custos competitivos. O país é destaque ainda no melhoramento genético animal, por isso a comitiva visitará o Instituto que lidera tais estudos.

Na Austrália, a missão visitará sistemas de produção que utilizam a irrigação com eficientes sistemas de captação, armazenagem e uso da água na agricultura. O secretário adjunto explica que os catarinenses também conhecerão o sistema de identificação e rastreamento de animais, que tem amplas possibilidades de implantação em Santa Catarina. “Um dos destaques da Austrália será a pecuária de corte e a ovinocultura”, complementa Spies. Haverá ainda uma reunião sobre a gestão de suínos e o manejo dos resíduos da atividade no meio ambiente.

Airton Spies é engenheiro agrônomo e viveu seis anos naqueles países durante seus cursos de mestrado e doutorado. “Embora o modelo de produção não possa ser integralmente transferido em função das diferenças de clima, existem diversas lições e fundamentos de produção que podem ser aplicados em Santa Catarina e que trarão grandes melhorias na produtividade, qualidade e competitividade do agronegócio catarinense”, conclui.

Os deputados federais que farão parte da missão são: Celso Maldaner, Fernando Lucio Giacobo, Onyx Lorenzoni, Domingos Sávio Campos Resende, Alceu Moreira Silva, Nilson Aparecido Leitão, João Carlos Barcelar. O deputado estadual Reno Caramori também integrará a comitiva.

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support