Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. No Dia Mundial das...

No Dia Mundial das Doenças Raras, Saúde reforça a importância da atenção aos pacientes

Desde 2008, o Dia Mundial das Doenças Raras é celebrado em 29 de fevereiro, considerado o dia mais raro de todos, já que os anos bissextos ocorrem a cada 4 anos.

Além de promover a reflexão em relação às doenças raras, o dia também serve para destacar ações para garantir o atendimento e a qualidade de vida dos pacientes.

Em Santa Catarina, 8.752 pacientes estão cadastrados como portadores de alguma dessas doenças.

Devido à complexidade do atendimento, o Estado possui uma Linha de Cuidado para Pacientes com Doenças Raras com atuação nos 295 municípios.

Além disso, possui dois serviços de atenção aos pacientes: a Clínica Renal Vida, em Blumenau, que atende pacientes adultos com doenças renais raras; e o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, que é o serviço de referência para pacientes pediátricos.

Nesta semana, o Governo do Estado lançou a Linha de Cuidado às Pessoas com Epidermólise Bolhosa (EB). O Programa Santa Catarina Cuidando das Borboletas estabelece atenção integral à saúde desta parcela da população.

A coordenadora da Área Técnica da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Jaqueline Reginatto, explica as ações e os atendimentos de referência em Santa Catarina:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support