Imetro-SC aperfeiçoa fiscalização inteligente de cronotacógrafos em Santa Catarina
Aliando inovação e tecnologia, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina deu mais um passo na modernização da fiscalização de cronotacógrafos no Estado. Nesta segunda, 26, o Imetro-SC promoveu a primeira blitz com o novo sistema, após a capacitação técnica, realizada com fiscais de todas as regionais. São fiscalizados veículos, como caminhões, ônibus e transporte escolar, entre outros, que utilizam o instrumento
Está em teste em Santa Catarina a versão Beta do aplicativo do Inmetro, o SGI – Sistema de Gestão Integrada, que possibilitará aos fiscais levar o sistema para as ruas, no local de fiscalização, trazendo mais agilidade na coleta de dados e transmissão de informações.
A expectativa é dobrar o número de fiscalizações e ultrapassar 5 mil veículos que transportam cargas e passageiros fiscalizados até o final de 2024. O objetivo é garantir que toda a frota que circula nas estradas de Santa Catarina esteja com os cronotacógrafos certificados em dois anos.
O cronotacógrafo funciona para os caminhões, ônibus e utilitários, como a caixa preta dos aviões, explica o diretor de Metrologia do Imetro, Hercílio de Oliveira Bez:
SONORA