Área plantada com maçã na Serra Catarinense cresceu 16% nos últimos três anos, aponta pesquisa da Epagri
Maior produtora de maçã do estado e do Brasil, a Serra catarinense aumentou em cerca de 16% a área cultivada entre 2020 e 2023.
A região abrange os municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Painel, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema, que representam 88% da área cultivada com maçã em Santa Catarina.
Os dados foram obtidos por profissionais da Epagri que acompanham a evolução dos pomares utilizando imagens de satélite de alta resolução e técnicas de sensoriamento remoto.
Urubici foi o município que mais expandiu seus pomares de maçã no período observado, com uma taxa de crescimento de 31,6%. Na sequência, vêm Urupema e Bom Jardim da Serra também apresentaram crescimento expressivo, de 26,2% e 23%, respectivamente.
Com crescimento de 15,3% no período, São Joaquim possui 30% da área cultivada no Brasil.
Além do impacto econômico, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim conquistou um reconhecimento especial, a Indicação Geográfica (IG) em Santa Catarina, que garante que o produto possui características únicas devido à forma como é produzido ou à notoriedade de sua origem, aumentando seu valor de mercado.
O pesquisador da Epagri/Ciram, especialista em sensoriamento remoto e coordenador do projeto, Kleber Trabaquini, ressalta a força da produção catarinense no país e comenta sobre a tecnologia utilizada no levantamento:
SONORA