Parceria entre governo e agricultores de Guaramirim garante colheita acima da média
A Associação de Produtores Agrícolas do bairro João Pessoa, em Guaramirim, fará uma colheita histórica no próximo fim de semana. Serão 20 mil unidades de folhosas (alface crespa e americana, repolho, chicória, rúcula e almeirão). A produção acima do normal é resultado de uma parceria entre os produtores, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, a Epagri, Senar e prefeitura de Guaramirim.
Imagem cedida pela Jornal Folha SC
“A ideia da parceria surgiu de uma visita, acompanhada pela representante da Epagri, onde a SDR foi até comunidade para conhecer as instalações da Associação de Moradores, hoje Associação de Produtores Agrícolas, que utiliza as instalações de uma antiga escola isolada, de propriedade do Estado. Foi neste momento que iniciamos uma conversa para mobilizar a comunidade e darmos início a um projeto inovador. Inclusive conseguimos, por meio formalizado, que o governo do Estado cedesse o espaço da escola para uso comunitário e iniciarmos o desenvolvimento do território”, explica a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR, Tânia Dantas.
A prefeitura de Guaramirim deu suporte técnico e disponibilizou as máquinas e equipamentos agrícolas para as famílias que tinham interesse no projeto.
O Senar levou o técnico agrícola que capacitou e desenvolveu técnicas inovadoras de plantio com foco na agricultura familiar e desenvolvimento de territórios que possuem vocação rural.
Na segunda etapa, a colheita será de leguminosas e está prevista para daqui 60 dias.
“Mesmo com as baixas temperaturas, o grupo de agricultores não perdeu nenhuma muda. O capricho e a dedicação que tiveram em cobrir muda por muda com garrafas pet recortadas recompensou agora na colheita farta”, conta Tânia.
{article Ana Cenatti – SDR Jaraguá do Sul}{text}{/article}