Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Ministério da Agricultura libera...

Ministério da Agricultura libera 60 mil toneladas de milho para Santa Catarina

O governo do Estado conseguiu liberar 60 mil toneladas de milho modalidade balcão para os produtores catarinenses em uma reunião realizada na terça-feira, dia 13, em Brasília, com o o  secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller. A decisão pode evitar uma crise de abastecimento do grão, como ocorreu em 2012 devido à estiagem no Estado.  O objetivo da reunião foi estabelecer uma programação de suprimentos de milho para os estados que mais consomem e dependem do produto.

Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, em 2012, Santa Catarina recebeu 116 mil toneladas do grão modalidade balcão, que é destinada diretamente ao pequeno agricultor. Com a liberação destas 60 mil toneladas, o governo já tenta prevenir o desabastecimento no segundo semestre, período em que o Estado não tem colheita de milho. Santa Catarina tem a previsão de produzir 4,3 milhões de toneladas de milho, mas consumirá 5,5 milhões de toneladas. “Esse déficit é histórico, por isso temos que buscar suprir a demanda do milho nos estados produtores”, destaca.

Spies salienta que a safra de milho brasileira em 2012/2013 é recorde, devendo ultrapassar as 80 milhões de toneladas, o que indica que o abastecimento deverá ser mais tranquilo do que foi em 2012, quando ocorreram estiagens nos Estados Unidos e em Santa Catarina. “A reunião em Brasília serviu de alerta ao Mapa para que evite o desabastecimento nos estados consumidores. A nossa solicitação era por 300 mil toneladas para esse ano, mas neste momento apenas 60 mil foram autorizadas pelo secretário para serem disponibilizadas à Santa Catarina”, complementa Spies.

O secretário-adjunto explica também que na modalidade Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor), ainda não disponível para Santa Catarina, a expectativa é que o milho esteja à disposição a partir da segunda quinzena de setembro. Participaram da reunião, além do secretário Neri Geller, do secretário-adjunto Airton Spies, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos, Marcelo Lopes, o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Luiz de Lorenzi, e o deputado federal e presidente da frente parlamentar mista de suinocultores, Vilson Covatti (RS). De acordo com Lorenzi, o encontro foi de extrema importância para a suinocultura de Santa Catarina.

Saiba mais
Pepro – é um prêmio que só pode ser adquirido pelo produtor rural ou sua cooperativa, desde que comprovada a venda do seu produto no mínimo pela diferença entre o valor do prêmio de fechamento no leilão e o preço mínimo estabelecido pelo governo federal. Os vencedores se comprometem a comercializar o produto e escoá-lo para as localidades determinadas no edital do leilão. Por meio do Pepro, o governo ajuda na sustentação do preço ao produtor e, ao mesmo tempo, garante o abastecimento do produto nas regiões deficitárias a preços justos.

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}