Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Agricultores familiares iniciam qualificação...

Agricultores familiares iniciam qualificação com ênfase em Turismo Rural em Araranguá

Agricultores familiares da Região do Extremo-Sul participaram nesta terça-feira, 23, no Centro de Treinamento da Epagri, em Araranguá, da aula inaugural do curso de qualificação do Pronacampo – Programa Nacional de Educação no Campo, com ênfase em Turismo Rural. Este primeiro módulo terá ainda um encontro nesta quarta-feira, 24.

Participaram da solenidade de abertura do curso o diretor geral da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Marcos Leone de Oliveira; o gerente Regional da Epagri, Clódis Odacyr Ramos de Brito; o diretor geral do Instituto Federal Catarinense – campus Sombrio, Carlos Antônio Krause; a coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Associação de Municípios do Extremo-Sul Catarinense (Amesc), Cristiane Tonetto Biléssimo e a gerente de agricultura e desenvolvimento econômico e sustentável da 22ª SDR, Marizete de Oliveira.

A primeira capacitação do curso foi ministrada, ainda na manhã desta terça-feira, 23, pela professora do IFC – Campus Sombrio, Carolina Braghirolli Stoll, Mestre em Turismo e Hotelaria, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo.

O objetivo da qualificação é promover a sustentabilidade e o desenvolvimento sócioeconômico da agricultura familiar através de uma nova alternativa de renda na região turística denominada Caminho dos Canyons. Entre os temas abordados nos encontros estão Turismo e Hospitalidade; Cultura e Patrimônio; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Serviços de Alimentos, de Recepção, de Hospedagem; Arquitetura; Paisagismo; Serviços de Guiamento Turístico; Marketing; Elaboração de Projetos; entre outros, além de aulas práticas e visitas técnicas.

No total, a qualificação terá 200 horas, com previsão de encerramento em 2014. Os cinco módulos de qualificação inseridos na matriz curricular são: Conscientização e envolvimento da Comunidade Rural (32h); Qualificação para a Estruturação dos Serviços Turísticos na Agricultura Familiar (32h); Qualificação para a Estruturação dos Equipamentos Turísticos na Agricultura Familiar (48h); Noções de Elaboração de Produtos Turísticos (32h) e Noções de Elaboração de Produto Turístico Direcionado (56h).

O Programa Pronacampo é uma ação do Governo Federal, com parceria da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Associação de Municípios do Extremo-Sul Catarinense (Amesc), Gerência Regional da Epagri de Araranguá e Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Sombrio.

{article Leneza Possamai Della – SDR Araranguá}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support