Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Controle e Tratamento da...

Controle e Tratamento da Dor é realizado em pacientes com câncer no Cepon

Foto: Divulgação / SES

A dor é uma das razões mais frequentes de incapacidade e sofrimento para pacientes com câncer em progressão. Em algum momento da evolução da doença, aproximadamente 80% dos pacientes sentirão dor. No Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), um serviço público do Governo do Estado, os pacientes recebem cuidado integrativo, refletindo na diminuição da dor e melhora na resposta do paciente ao tratamento.

O Cepon, referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e na Organização Mundial de Saúde para Medicina Paliativa no Brasil, presta assistência de excelência aos pacientes oncológicos, visando colocá-los no centro dos cuidados. Um dos diferenciais é a possibilidade de tratamento da dor oncológica, realizado no ambulatório e por meio de bloqueios analgésicos conduzidos pela equipe de Dor.

“Os pacientes contam com acesso a medicamentos específicos essenciais para um tratamento integrativo da dor, como lidocaína emplastro, pregabalina e buprenorfina, além de medicamentos de distribuição regular, como morfina, metadona e codeína em diversas apresentações. Associado a isso, os pacientes têm acesso a procedimentos analgésicos guiados por ultrassonografia e radioscopia, um diferencial oferecido pelo Cepom”, afirma o coordenador do serviço, Breno Santiago.

O Cepon é um dos Centros de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina em Dor e integra estagiários na área, além de contar com uma equipe de enfermagem especializada para auxiliar no atendimento aos pacientes.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support