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Governo do Estado autoriza a compra de dez motolâncias para agilizar os atendimentos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem apresentado ótimos resultados com a diminuição do tempo-resposta nos atendimentos realizados pelas motolâncias em Itapema e Balneário Camboriú.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, a experiência com o serviço deu tão certo, que o governador Jorginho Mello já autorizou a aquisição de dez motolâncias para serem distribuídas a outros municípios catarinenses:

SONORA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai investir aproximadamente R$300 mil na compra das motocicletas. As primeiras unidades serão destinadas a Florianópolis e Palhoça.

As motolâncias estão equipadas com materiais e equipamentos de primeiros socorros, como desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. As motos servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (USB) e das de Suporte Avançado (USA).

O veículo é pilotado por um técnico de enfermagem, que realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias. Também, caso necessário, garante o atendimento pré-hospitalar imediato no momento de maior complexidade e estabilização da vítima.

Os secretários Municipais de Saúde que têm interesse em implantar as motolâncias, deverão efetuar o pedido através de um ofício com anuência do prefeito, para a Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SUE/SES), para efetivar o processo.

Antes da ampliação do serviço será realizado um estudo de viabilidade, com detalhamento técnico, para se ter conhecimento se é possível realizar o serviço na localidade.

Além disso, vale ressaltar que os municípios deverão ter Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA) ativos para a viabilização das motolâncias.