Fila Zero para pacientes com câncer infantojuvenil: prioridade no acesso ao tratamento em Santa Catarina
Nesta quinta, 15, é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil.
A data serve para reforçar os principais sinais e sintomas que podem indicar um câncer infantil e para ressaltar a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) projeta a ocorrência de cerca de 7.930 casos entre 2023 e 2025, sendo a região Sul a mais impactada.
Em Santa Catarina, o foco é garantir aos pacientes acesso rápido ao diagnóstico e tratamento.
No estado, as crianças são encaminhadas aos serviços de referência, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, e o Hospital Jeser Amarante Faria (HJAF), em Joinville.
A chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil, Ana Paula Winneschhofer, enfatiza que em Santa Catarina não existe fila de espera para o tratamento do câncer infantil, que ocorre imediatamente.
Ela também ressalta a importância do diagnóstico precoce e explica os principais sintomas recorrentes que devem ser observados:
SONORA
Além do diagnóstico precoce e tratamento eficaz, a prevenção também é fundamental, com destaque para a importância de manter as vacinas em dia, com destaque para as contra a hepatite e HPV que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer.