Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Monitoramento ambiental identifica presença...

Monitoramento ambiental identifica presença do gato-do-mato durante obras da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas

Em paralelo às obras da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Potecas, no município de São José, uma rica fauna selvagem tem sido registrada.

Mamíferos como a capivara, considerada o maior roedor do mundo, e o cachorro do mato, têm compartilhado espaço com o tamanduá mirim e o pequeno gato-do-mato (Leopardus guttulus).

Menor felino do Brasil, o Leopardus Guttulus apresenta porte e proporções similares às do gato doméstico. De hábitos solitários e noturnos, em algumas áreas revela atividades diurnas e tem marcado presença nas imediações da ETE Potecas.

Uma busca ativa está sendo realizada, percorrendo e analisando a fauna local, além de utilizar métodos visuais, como câmeras de armadilhagem e de visão noturna.

A metodologia de cama de areia para registro de pegadas animais, seu mapeamento, identificação e catalogação também foi empregada.

Tudo isso faz parte de um estudo, explica a bióloga Pâmela Saviato, da empresa Terra Ambiental, que atua à serviço da Casan:

SONORA

A nova infraestrutura vai tratar o esgoto em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final numa das maiores obras da Companhia, segundo a Gerente de Meio Ambiente da CASAN, Andreia Senna Soares Trennepohl:

SONORA