Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Volta às aulas: Imetro-SC...

Volta às aulas: Imetro-SC conclui análise dos materiais escolares em Santa Catarina

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina concluiu a análise quantitativa da Operação Aulas Seguras no Estado.

Entre os materiais escolares fiscalizados, foram verificados se as quantidades estavam de acordo com o que está descrito nas embalagens, bem como, se as informações contidas nos rótulos estavam disponibilizadas de forma clara e correta ao consumidor.

Dos 175 lotes de produtos analisados em laboratório, cerca de 12% apresentavam alguma irregularidade.

O presidente do Imetro-SC. Alexandre Soratto, fala da avaliação dos materiais e do trabalho para manter a concorrência leal e o comércio justo:

SONORA

A ação ocorreu nas cidades de São José, Palhoça, Joinville, Florianópolis, Balneário Camboriú, Tubarão e Camboriú.

Foram fiscalizados produtos como: cadernos; cola branca, bastão e cola em fita; massa de modelar; corretivo; adesivos; fitas adesivas; fichários; clips; cartolina; papel A4; papel almaço; etiquetas; grafite; percevejo; blocos de anotação; pasta elástico; alfinete; papel crepon; entre outros.

O Imetro-SC faz periodicamente essa fiscalização para garantir que o produto que está sendo comercializado realmente contém a quantidade descrita na embalagem.

As empresas responsáveis pelos produtos com erros serão autuadas e notificadas, por não estarem de acordo com a normativa metrológica, porém, nenhum caso configurou fraude, e sim, situações para pequenos ajustes na produção do produto e na rotulagem.

Caso o consumidor encontre produtos sem o Selo no mercado formal, deve entrar em contato com a Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support