A cada 12 minutos uma pessoa é salva pelo Corpo de Bombeiros Militar no Litoral catarinense
Entre 16 de dezembro de 2023 e 21 de janeiro deste ano, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina salvaram 2.153 pessoas no Litoral catarinense que estavam em situação de risco, seja por arrastamento em correntes de retorno ou por afogamentos.
Em relação à temporada anterior, houve uma redução de 40% no número de óbitos por afogamento em área guarnecida por salva-vidas. Foram três óbitos nesta temporada contra cinco no mesmo período da temporada anterior.
Para reduzir os risco de incidentes nos balneários catarinenses, algumas dicas são importantes: que as pessoas busquem se banhar próximo dos postos guarda-vidas, informem-se sobre os significados de cada bandeira de sinalização, estejam atentos às orientações dos guarda-vidas e respeitem os avisos sonoros (apitos) e as abordagens preventivas.
Nesta edição da Operação Veraneio, que é a maior operação do CBMSC, atuam 149 guarda-vidas militares e cerca de 2 mil guarda-vidas civis na prevenção e salvamento em todo o litoral catarinense.
O capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina Gabriel Schmitt Laurentino comenta sobre a atuação das equipes nas praias e passa orientações para segurança dos banhistas:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/