Giro SECOM – Com notícias de Santa Catarina – 17/01/2024
Estão abertas até o dia 30 de janeiro as inscrições para capacitações gratuitas na área de inspeção de produtos de origem animal oferecidas pela Cidasc no site cidasc.sc.gov.br.
Destinadas a profissionais que atuam no serviço de inspeção e nas agroindústrias, os cursos têm o objetivo de qualificar a atividade, que é essencial para preservar a saúde do consumidor.
As aulas são on-line e podem ser acompanhadas em qualquer horário a partir do dia 9 de fevereiro de 2024.
————————————
O município de Fraiburgo, no Meio Oeste catarinense, oferece uma série de experiências aos turistas que visitam a cidade durante o período de colheita da maçã.
As atividades vão desde ajudar na retirada dos frutos dos pomares até a degustação das diferentes variedades.
Responsável por 20% da produção da fruta em Santa Catarina, Fraiburgo realiza a colheita entre janeiro e abril.
Neste ano, são esperadas mais de 500 mil toneladas de maçã no estado.
————————————
A Casan intensificou as ações de fiscalização e orientação técnica sobre ligações de esgoto em duas regiões estratégicas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.
O trabalho foi reforçado por profissionais do Trato pela Lagoa na Fortaleza da Barra.
As equipes estão verificando ligações irregulares que podem prejudicar o canal da Barra da Lagoa.
————————————
Já em Otacílio Costa, na Serra catarinense, a Casan iniciou nesta quarta, 17, as obras da nova adutora na região central, com uma tubulação de maior vazão e resistência.
Ao todo, serão instalados 2,4 km de encanamentos, incluindo a adutora na Avenida Olinkraft e novas redes na região do passeio.
Durante as obras, o abastecimento poderá ter interrupções temporárias nos bairros Pinheiros, Targino, Poço Rico e Igaras.
O investimento da Companhia é de R$ 1,1 milhão e a previsão de conclusão dos trabalhos é em abril.
————————————
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionada para realizar o resgate de uma tartaruga que estava presa a uma rede de pesca na região das praias do Buraco e Central, em Balneário Camboriú.
Após libertarem o animal, foi necessário realizar procedimentos de oferta de oxigênio para que ele voltasse a respirar normalmente.
Após o atendimento, a tartaruga foi recolhida por um órgão especializado do município para acompanhamento e posterior retorno ao mar.
————————————
Mais informações estão no portal estado.sc.gov.br/noticias