IMA participa da soltura de bugios-ruivos em Florianópolis com o Instituto Espaço Silvestre
Extintos há cerca de 260 anos, os bugios-ruivos estão de volta às florestas de Florianópolis. A soltura dos bugios no Parque Estadual do Rio Vermelho, iniciativa da ONG Instituto Espaço Silvestre por meio do Programa Silvestres SC, contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Os animais estavam no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Santa Catarina (CETRAS-SC), e passaram por um processo de reabilitação ao longo de mais de 4 anos para estarem aptos a iniciar o processo de soltura.
O objetivo maior é que os bugios restabeleçam uma população viável a longo prazo na ilha e que o seu retorno recupere certas interações ecológicas perdidas com a extinção do primata no local.
A diretora de Biodiversidade e Florestas do IMA, Sabrina Nunes Cataneo Maestri, falou da importância desse momento para o Instituto:
SONORA
Estima-se que os bugios-ruivos (Alouatta guariba), nativos da Mata Atlântica, foram extintos na ilha catarinense há cerca de 260 anos, quando foi feito o último registro conhecido da espécie na ilha.
Repórter: Marcos Cassettari