Novos conselheiros tutelares de Santa Catarina tomam posse nesta quarta-feira
Os novos conselheiros tutelares, eleitos em 2023, pelo voto popular, tomam posse nesta quarta-feira, 10, em todos os municípios de Santa Catarina.
Ao todo, serão 1.500 profissionais, além dos suplentes que assumem a gestão por um período de quatro anos e terão como missão garantir o direito de crianças e adolescentes.
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, destacou a importância do trabalho que os conselheiros executam:
SONORA
Cada município deve ter no mínimo um Conselho Tutelar composto por cinco membros, mas municípios maiores como Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José entre outros, possuem dois, três ou mais conselhos tutelares.
A escolha dos conselheiros tutelares acontece a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial, ou seja, foi realizada no dia 1º de outubro de 2023. Qualquer eleitor que estiver com o título eleitoral em dia, pode participar da votação.
Para dar as boas-vindas a cada um, a SAS promove nesta quinta-feira, 11, uma live com os profissionais que estão assumindo o cargo e vai trazer orientações sobre a nova gestão. A transmissão será pelo canal da SAS, no Youtube, a partir das 10h30.