Incentivo ao setor produtivo e ajuste fiscal contribuíram para crescimento da arrecadação em SC em 2023
O incentivo do Governo do Estado ao setor produtivo e as medidas encaminhadas para garantir mais segurança jurídica e fiscal aos investidores contribuíram para Santa Catarina contornar as dificuldades do cenário macroeconômico e arrecadar um total de R$ 45,8 bilhões em 2023.
O desempenho representa crescimento nominal de 9,6% na comparação com 2022.
Na prática, houve aumento real de 4,7%. O último mês de dezembro concentrou uma arrecadação de R$ 3,9 bilhões. Trata-se de um aumento real de 12,6% comparado a dezembro de 2022, o melhor resultado mensal do ano passado.
O balanço anual está alinhado às projeções apresentadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) em janeiro de 2023. O diagnóstico das contas estaduais, que analisou o desempenho das receitas e despesas na última década, já indicava que a arrecadação tributária deveria crescer entre 4% e 5% no primeiro ano da gestão (aumento real).
O resultado teve grande participação dos setores metalmecânico (alta nominal de 25,5%), das grandes redes de varejo (19,8%), do setor de automóveis (18,3%) e da agroindústria (17,6%).
Medidas voltadas à desburocratização e à atração de novos investimentos, somadas às demais ações do Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc), contribuíram para a confirmação do cenário positivo, como ressalta o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert:
SONORA