Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Incentivo ao setor produtivo...

Incentivo ao setor produtivo e ajuste fiscal contribuíram para crescimento da arrecadação em SC em 2023

O incentivo do Governo do Estado ao setor produtivo e as medidas encaminhadas para garantir mais segurança jurídica e fiscal aos investidores contribuíram para Santa Catarina contornar as dificuldades do cenário macroeconômico e arrecadar um total de R$ 45,8 bilhões em 2023.

O desempenho representa crescimento nominal de 9,6% na comparação com 2022.

Na prática, houve aumento real de 4,7%. O último mês de dezembro concentrou uma arrecadação de R$ 3,9 bilhões. Trata-se de um aumento real de 12,6% comparado a dezembro de 2022, o melhor resultado mensal do ano passado.

O balanço anual está alinhado às projeções apresentadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) em janeiro de 2023. O diagnóstico das contas estaduais, que analisou o desempenho das receitas e despesas na última década, já indicava que a arrecadação tributária deveria crescer entre 4% e 5% no primeiro ano da gestão (aumento real).

O resultado teve grande participação dos setores metalmecânico (alta nominal de 25,5%), das grandes redes de varejo (19,8%), do setor de automóveis (18,3%) e da agroindústria (17,6%).

Medidas voltadas à desburocratização e à atração de novos investimentos, somadas às demais ações do Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc), contribuíram para a confirmação do cenário positivo, como ressalta o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support