Celesc começa a instalar medidores inteligentes em Florianópolis
Reconhecida como a cidade mais conectada e inteligente do Brasil, ao liderar o Ranking Connected Smart Cities, Florianópolis tem mais um motivo para se orgulhar deste título.
A Celesc se prepara para iniciar, no dia 2 de janeiro de 2024, o processo de instalação de medidores inteligentes para clientes de Florianópolis.
A operação terá início no bairro Coqueiros, com base em questões logísticas, e ao longo de 36 meses será expandida para todas as demais regiões da Capital. Ao todo, o investimento será de R$ 116 milhões.
Os medidores antigos serão trocados por equipamentos modernos, que fornecerão informação em tempo real do fornecimento de energia e maior agilidade no religamento da luz.
Com a instalação dos medidores inteligentes, leituras, faturamentos, desligamentos, religações e indicação de falta de energia serão feitos de forma remota.
O sistema também permite que, por meio de alarmes dos medidores e das medições de balanço instaladas nos transformadores de distribuição, sejam gerados indícios de irregularidades nas medições, direcionando fiscalizações em campo.
Para o diretor Comercial da Celesc, Vitor Lopes Guimarães, a implementação de medidores inteligentes representa um salto importante na gestão eficiente dos recursos e na modernização do setor elétrico.
Segundo ele, futuramente o consumidor terá acesso aos dados de consumo no aplicativo:
SONORA
Mesmo com a nova tecnologia, as contas em papel seguem sendo entregues. A Celesc tem incentivado o cadastro de fatura por e-mail para o consumidor deixar de receber a conta em papel com o objetivo de oferecer mais rapidez, otimizar a entrega e contribuir com o meio ambiente.
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/