Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Retrospectiva Segurança Pública em...

Retrospectiva Segurança Pública em 2023: a queda dos indicadores criminais em SC e os desafios da área

O cenário em Santa Catarina em 2023 é de redução nos indicadores da criminalidade. No Estado, em comparação com o mesmo período do ano passado, entre janeiro a 18 de dezembro, houve diminuição em delitos como homicídios e latrocínios. Também houve decréscimo em feminicídios, roubos em geral e furtos. O roubo e o furto à instituição financeira também reduziram este ano.

Um outro aspecto importante: 146 municípios de Santa Catarina, entre janeiro a 18 de dezembro, não tiveram ocorrência de homicídio em 2023. Essa fatia representa 49,5% dos municípios do Estado, conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC (SSP-SC). Na Capital do Estado, a queda dos homicídios em 2023 foi de 41,5%, entre janeiro e o dia 18 de dezembro.

O ano de 2023 significou uma reconstrução de gestão para a SSP. Os trabalhos focaram nas diretrizes básicas da missão da nova SSP, com o foco na união das forças de Segurança, o planejamento alinhado com o eixo de avanços em ferramentas tecnológicas para a área, e articulação com o governo federal por meio da execução de projetos que impulsionam a liberação de recursos federais.

Entre os desafios da segurança pública está a violência escolar. A SSP desenvolve e coordena o Programa Escola Mais Segura com a participação de todas as forças da Segurança e a Secretaria de Estado da Educação, que está tendo papel pedagógico importante.

Atualmente, somados os números de escolas atendidas por vigilantes contratados e CTISP, temos 947 escolas atendidas, o que representa 89,9% de escolas estaduais — incluindo os trabalhos da Polícia Militar na Rede de Segurança Escolar. Mais de duas mil escolas são atendidas em SC.

Fortalecer a polícia comunitária junto aos municípios, por meio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), teve incentivo este ano pela SSP e o governo de SC.

A SSP-SC também atuou junto a coordenação de operações no âmbito nacional desenvolvidas em SC. Destaque para duas este ano: a Shamar, de prevenção e combate da violência contra a mulher, e a Virtude, em proteção aos idosos.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, os indicadores criminais reforçam a condição do Estado de Santa Catarina ser apontado como o mais seguro do País:

SONORA

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/