CASAN inicia projeto piloto de hidrômetros de alta precisão em Criciúma
Um projeto piloto da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) instalou novos medidores de água, do tipo ultrassônico, na cidade de Criciúma. Dez equipamentos já foram colocados em diferentes pontos da cidade e receberam vistoria nesta quarta-feira (20) do Diretor Comercial da Companhia, Giovani Pickler.
Durante a vistoria, o diretor esteve acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Salésio Lima (PSD), do vice-presidente Márcio Daros (PSDB) e do presidente da Comissão de Obras, Obadias Benones (Avante). A CASAN também atendeu ao grupo com o gerente de arrecadação da Companhia, Vinicius Gouvea Calcagni.
Ao todo serão aproximadamente 80 novos hidrômetros instalados até o final do ano de 2024. Dentre as vantagens deste equipamento, destaca-se a leitura digital e a precisão na medição, que dá mais segurança ao volume de água fornecido ao usuário. Atualmente, os medidores tradicionais começam a funcionar a partir de seis litros consumidos por hora, enquanto o aparelho ultrassônico ativa sua medição a partir de dois litros por hora.
Para o diretor Giovani, o novo aparelho é um caminho para garantir a redução de perdas comerciais. “Com uma melhor medição, o serviço prestado pela CASAN passa a ser mais eficiente e com mais controle sobre o quanto de água efetivamente é fornecida. Assim, evitamos perdas e desperdícios e também garantimos maior confiabilidade de medição para os nossos usuários”, explica.
Inicialmente, a nova tecnologia será testada no Centro e bairros Rio Maina, Quarta Linha, Próspera e Santa Luzia. Relatórios bimensais serão apresentados pela Companhia. A ideia é que o projeto seja expandido para outras agências gradualmente ao longo dos próximos anos.