Programa da CASAN em Chapecó direciona 200 milhões de litros de esgoto para a rede coletora
O compromisso da CASAN com a preservação dos recursos hídricos atingiu uma conquista significativa em Chapecó com o programa ambiental Trato pelo São José.
O trabalho direcionado a orientar e vistoriar ligações de esgoto alcançou a marca de aproximadamente 200 milhões de litros gerenciados de maneira ambientalmente responsável e devidamente encaminhados à rede de coleta e à depuração executada pela Companhia. O número equivale a 78 piscinas olímpicas ou 1.325 caminhões limpa-fossa de 15 mil litros cada.
Desde o lançamento do Trato pelo São José, em agosto de 2022, foram realizadas 6.800 vistorias no sistema hidrossanitário de imóveis localizados nos bairros próximos à bacia do Lajeado São José. Mais de 2.500 já receberam o certificado de regularidade.
Além de vistoriar e orientar a população com relação à correta ligação à rede de esgoto, o Trato pelo São José promove conscientização ambiental, incentivando práticas responsáveis.
“Acreditamos que a educação ambiental é essencial para o saneamento básico e continuaremos investindo em projetos que fortaleçam a conexão entre a comunidade e o meio ambiente. A CASAN reconhece a importância da parceria com os moradores para o sucesso do projeto, e expressa seu agradecimento pela colaboração constante”, destaca o chefe de agência da CASAN de Chapecó, Bruno Comunello.
Atualmente a CASAN possui seis programas Trato pelo Saneamento em execução: Trato por Criciúma, Trato por Laguna, Trato pela Lagoa e Trato pelo Capivari (em Florianópolis), Trato pelo Araújo (em São José) e Trato pelo São José (Chapecó).
Entre as principais falhas encontradas estão esgoto conectado à rede pluvial, água pluvial ligada na rede de esgoto, ausência ou subdimensionamento de caixa de gordura, caixa de gordura sem sifão, fossa conectada à rede ou imóveis não conectados ao Sistema de Esgoto da Companhia.