Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Retrospectiva 2023: com investimentos...

Retrospectiva 2023: com investimentos da Casan, reservas de água pelo estado crescem 48 milhões de litros

Reservatório de aço vitrificado no bairro Itajuba, em Barra Velha, inaugurado no último dia 15 – Foto: Acervo / Casan

Quarenta e oito milhões de litros de água, distribuídos em 124 novos reservatórios. Esse é o tamanho das novas reservas adicionadas pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) no estado em 2023. Junto a outras melhorias operacionais e de rede, o estado teve um aumento de 10% de capacidade de abastecimento em relação ao ano passado. O reforço busca a segurança hídrica em Santa Catarina diante de emergências como estiagem, fortes chuvas ou alto consumo na temporada de verão.

Os reservatórios instalados em 2023 se inserem em uma transição da Companhia, passando dos tradicionais feitos de concreto para outros materiais com maior resistência e durabilidade. Mais da metade dos novos reservatórios são de aço inoxidável, com modelo pré-montado em fábrica para facilitar a instalação. 69 reservatórios desse tipo foram assentados pelo estado, com mais de 10 milhões de litros adicionados.

O modelo de reservatório que mais adicionou água em Santa Catarina foi o de aço vitrificado, com grande capacidade de armazenamento e durabilidade de mais de meio século sem rachaduras ou vazamentos. Os 21 exemplares desse reservatório adicionaram cerca de 20 milhões de litros pelo estado, sendo o último inaugurado na última sexta-feira, 15, em Barra Velha. Completam a lista de reservatórios instalados em 2023 outros 30 de polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV), em modelos pré-fabricados, e quatro reservatórios de concreto armado de contratos anteriores.

Reservatório de 150 mil litros de PRFV instalado na ETA de Witmarsum – Foto: Acervo / Casan

Para reforçar o abastecimento durante o verão, R$ 40 milhões foram investidos diretamente na região litorânea. O valor inclui além dos reservatórios novas captações, adutoras e redes de distribuição. Como o sistema de abastecimento da Companhia é interligado, a distribuição também pode ser feita conforme necessidade e aumento de demanda para as regiões emergenciais nos picos de consumo.