Governador garante parceria do Estado para engordamento da praia de Jurerê em Florianópolis
Foto: Eduardo Valente/GOVSC
O governador Jorginho Mello recebeu o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, na tarde desta sexta-feira, 15, para assinatura do convênio que garante a pareceria do Governo do Estado na obra de engordamento da praia de Jurerê, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Orçada em R$ 24 milhões, o governador afirmou que o Estado ficará responsável pelo repasse de metade do valor. Conforme projeto da prefeitura, ao final dos trabalhos a praia terá um volume dragado de 491,2 mil m³ e faixa de areia de 30 metros.
“É uma obra que vai estruturar a praia de Jurerê, como aconteceu em todas as outras que fizeram o engordamento da faixa de areia. Quando as pessoas forem caminhar, colocar uma cadeira pra sentar na praia, elas vão entender a grandeza de um projeto como esse. É uma obra que embeleza e dá mais segurança para quem mora e visita a região. Estamos felizes em efetivar mais uma entre tantas parcerias com a prefeitura para as obras estruturantes da nossa capital”, frisa o governador Jorginho Mello.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, explicou que assim como outras cidades do litoral do Brasil, a Ilha de Santa Catarina também sofre com efeitos das mudanças climáticas, nesse caso, a redução da faixa de areia da praia. Segundo ele, na região da praia de Jurerê, a infraestrutura urbana já está sendo prejudicada com a água do mar batendo em algumas casas.
“É uma intervenção providencial e extremamente necessária, primeiramente, para quem mora ali e também para os turistas que visitam a região. A praia mais segura e mais bonita vai atraindo mais pessoas para aproveitar a cidade, gerando mais desenvolvimento e renda. É de suma importância contar com a parceria do Governo do Estado para realizarmos esta obra”, agradece o prefeito.
A presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Sheila Meirelles, avalia que a partir da concessão das licenças pelo órgão ambiental, o município assume uma série de responsabilidades. “Ao cumprir essas condicionantes fixadas nas licenças, como estudos de fauna e flora, o município contribui com informações que nos ajudam a conhecer ainda mais sobre o ecossistema local. Em muitos casos, como já aconteceu em outros locais, os estudiosos conseguiram descobrir espécies que só Santa Catarina tem”, afirma.
De acordo com o prefeito, o projeto caminha para trâmites finais junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e assim que estiver pronto para ser executado a previsão é que as obras na praia de Jurerê durem aproximadamente 45 dias. Acompanharam a assinatura do convênio, no gabinete do Centro Administrativo do Governo do Estado, o secretário adjunto de Estado de Infraestrutura, Ricardo Grando e demais secretários da prefeitura de Florianópolis.