Operação Estação Verão: SSP reúne prefeituras em encontro técnico com as forças de Segurança
Fotos: Divulgação/SSP
Representantes de dez prefeituras conheceram na tarde desta terça-feira, 12, as principais ações da operação Estação Verão previstas para esta temporada em Santa Catarina. A reunião foi promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SC) e contou com apresentações das forças de Segurança – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica.
O encontro técnico foi realizado no auditório da SSP, em Florianópolis, com a presença do secretário da SSP, Paulo Cezar Ramos de Oliveira; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aurélio Pelozato; do delegado-geral da Polícia Civil Ulisses Gabriel; da perita-geral da Polícia Científica Andressa Boer Fronza e do comandante da 1ª Região Bombeiro Militar (1ª RPM), coronel Aldrin Silva de Souza, que representou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fabiano de Souza.
Estiveram presentes as prefeituras de Florianópolis, Laguna, Araranguá, Itapema, Araquari, São Francisco do Sul, Itajaí, Porto Belo, Balneário Piçarras e Governador Celso Ramos.
Na operação Estação Verão, as forças de Segurança contarão com reforço de efetivo de policiais, bombeiros e guarda vidas no litoral catarinense e todo o aparato de equipamentos e tecnologia da segurança pública catarinense disponíveis.
“Essa interlocução com os municípios é fundamental. O nosso governador Jorginho Mello, municipalista que é, tem sempre repetido essa máxima de que as coisas acontecem no município, e nós não podemos deixá-los fora da Operação Estação Verão. Então, os municípios precisam tomar conhecimento de toda a mobilização para ultimar também os seus preparativos através das secretarias de Segurança municipais e guardas municipais”, ilustrou o secretário de Segurança Pública Paulo Cezar Ramos de Oliveira.
Mobilização
Na abertura dos trabalhos, após a explanação do secretário, os chefes das forças de Segurança expuseram a mobilização que está sendo preparada. Na sequência, os representantes das prefeituras assistiram as apresentações de cada corporação. Ao final, houve espaço para perguntas e dúvidas.
Novas reuniões serão realizadas. A SSP e o governo de SC, por meio de secretarias e órgãos, também está se reunindo com Consulados dos países vizinhos com o objetivo de estreitar o diálogo e oferecer a melhor segurança e o atendimento aos visitantes e a população em geral durante o verão.
Entre os equipamentos previstos na Estação Verão, além do reforço no efetivo estão, por exemplo, helicópteros, aviões, embarcações, viaturas, videomonitoramento, delegacias móveis, salas de atendimento para mulheres vítimas de violência, redes de prevenção e distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças no litoral catarinense.
Este ano, haverá ainda sete quadriciclos da segurança pública para ações preventivas nas praias por meio de doação feita pela Secretaria de Administração Prisional à SSP.