Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Cidasc anuncia prazo para...

Cidasc anuncia prazo para registro e monitoramento sanitário de estabelecimentos avícolas de pequena escala

O prazo para estabelecimentos avícolas de pequena escala em Santa Catarina realizarem o cadastro no sistema da Cidasc termina em 19 de janeiro de 2024.

O registro é obrigatório e busca proteger o plantel avícola do estado, principalmente devido ao estado de emergência zoossanitária causado pela Influenza Aviária.

Os estabelecimentos avícolas abrangidos pela medida são aqueles com uma população de até 1.000 aves, envolvidos em atividades como venda de aves vivas, abate em estabelecimento com serviço de inspeção oficial, produção de ovos para consumo humano, uso em ensino e pesquisa, participação em eventos agropecuários, entre outras, que realizam trânsito exclusivamente dentro do estado.

Segundo a Portaria, os estabelecimentos devem adquirir aves de locais registrados, certificados ou monitorados para as doenças do Programa Nacional de Sanidade Avícola.

Mais informações sobre o cadastro e as regras sanitárias podem ser obtidas no site cidasc.sc.gov.br ou nos escritórios municipais da Companhia.

A médica veterinária e coordenadora do Programa de Sanidade Avícola da Cidasc, Carolina Damo, explica a importância da ação para manter a sanidade do plantel avícola catarinense:

SONORA